URGENTE: Vazam dados de 260 mil clientes da plataforma automatizada de arbitragem em bitcoin Atlas Quantum

download

Atualizado às 17h17 do dia 28/08/2018.

Na noite deste último sábado se espalhou pela comunidade de criptomoedas um link para uma página na web que revelava o vazamento de dados de clientes da plataforma brasileira de arbitragem automatizada em bitcoin Atlas Quantum. Porém, até o momento não houve roubo ou perda dos saldos dos clientes em bitcoin ou em dólar nem a violação das contas nas exchanges onde são distribuídos os bitcoins pela ferramenta de arbitragem.

Os dados vazados contém o saldo em bitcoin na plataforma, o nome completo, o endereço de e-mail cadastrado e o número de telefone. Aparentemente, o saldo divulgado corresponde a posição da base de dados no dia 22 de agosto, segundo relatos de alguns usuários.

Ao todo os dados de mais de 260 mil cadastrados foram vazados, incluindo os da própria plataforma e de funcionários da empresa. No entanto, na madrugada de hoje a lista completa já havia sido retirada do site.

vazamento atlas quantum

A lista, divulgada por meio do site da imagem acima, mostra que a maior posição em bitcoins é da própria empresa, com 792,97999139 e 132,38664364 em uma conta de amortização. O que no total corresponde a R$ 25.077.435,81 pela cotação de fechamento do bitcoin no último sábado na exchange Mercado Bitcoin.

Apesar do risco assumido com o vazamento dos dados, o fato, de certa forma, tranquiliza alguns usuários que pediam por uma auditoria da empresa. Já que o vazamento mostra que o Atlas Quantum pode possuir uma quantia considerável em bitcoins e com isso ter poder de reparação de eventuais danos ou problemas nas contas dos clientes.

Além da própria empresa, apenas dois usuários possuíam um saldo acima de 100 bitcoins na plataforma, 44 possuíam entre 10 e 100 bitcoins, 799 detinham entre 1 e 10 bitcoins e todos os demais cadastrados, incluindo clientes e funcionários, apresentavam um saldo inferior a 1 bitcoin. Os dados não revelavam informações sobre a posição em dólares na plataforma. O saldo total em custódia da empresa era de pelo menos 9978,12530037004 bitcoins.

Após tomar conhecimento do vazamento, a empresa iniciou uma investigação e emitiu um comunicado em sua página oficial no Facebook para informar que as operações de troca de senha estariam suspensas e enviou em nome de seu CEO Rodrigo Marques um e-mail a todos os clientes informando o incidente de segurança.

Foi relatado por usuários que o login na plataforma também foi suspenso com a mesma entrando em serviço de manutenção. E nesta segunda-feira o Atlas Quantum enviou um novo comunicado informando a suspensão temporária do sistema de saques em bitcoin.

Leia a íntegra do comunicado da empresa em sua página oficial no Facebook clicando aqui.

Mais sobre o assunto: INFORMAÇÃO EXCLUSIVA: Posicionamento oficial do Atlas Quantum após vazamento de dados


Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro.

www.twitter.com/marcosnonaka twitter logo 35x35

Clique aqui para participar dos grupos sobre finanças no WhatsApp whatsapp logo 40x40 e no Telegram telegram logo 35x35.

C&F logo chanfrado 35x35Saiba aqui em que acreditamos
Saiba mais sobre este site (Disclaimer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.