Respondendo ao investidor: os contratos futuros impactam os valores no mercado à vista?

Hoje retiro algumas dúvidas do leitor Misael Pinheiro.

“Bom dia. O que causa a oscilação de preços do contrato DI1? O que os operadores olham para fazer a operação? Sabe se, como no dólar, o futuro impacta o à vista ou é o contrário?”

Respondendo as primeiras partes da pergunta, basicamente, o que causa as oscilações de preços na negociação de contratos e nas bolsas são as diferentes expectativas entre os investidores. Como essas expectativas nem sempre convergem para um mesmo preço, existe a oscilação nos mercados.

Normalmente, no mercado de taxas DI os operadores observam o valor atual do DI, a cotação no mercado futuro e as expectativas sobre a economia e a taxa de juros básica da economia, a Selic, definida pelo Banco Central.

A última pergunta e, talvez, a mais recorrente entre os investidores, se refere aos valores negociados nos mercados à vista e futuro. Onde um pode influenciar o outro, porém, não existe uma regra no mercado sobre isso. No entanto, é mais provável que o valor à vista influencie o valor futuro na maioria das vezes. Segue um exemplo explicativo.

O dólar à vista normalmente cai perante o real quando há a entrada de capital estrangeiro no país. Contudo, os estrangeiros não olham as cotações do dólar futuro na bolsa brasileira para decidirem se irão colocar capital aqui. Eles simplesmente colocam visando oportunidades de lucros em seus investimentos.

Com isso, os investidores no mercado futuro, vendo que a cotação do dólar à vista está caindo com a entrada de capital estrangeiro, tendem a vender mais ou a pagarem menos pelos contratos futuros, derrubando a cotação. Ou seja, o mercado à vista influenciou o mercado futuro.

Outro exemplo que evidencia a maior influência do mercado à vista sobre o mercado futuro, que o contrário, é o Ibovespa.

O Ibovespa é uma carteira teórica composta por mais de 60 ações de empresas brasileiras. Logo, o valor do Ibovespa no mercado futuro nem sempre irá influenciar nas decisões de todos aqueles investidores em cada uma dessas ações, para fazer com que o índice caia ou suba. Entretanto, o valor corrente do Ibovespa costuma ter muito impacto sobre as decisões tomadas pelos investidores no mercado futuro do índice.

Se olharmos e compararmos os gráficos do Ibovespa à vista e do Ibovespa futuro, perceberemos uma alta correlação entre os dois. Não é preciso nem calcular essa correlação. Se as decisões no mercado futuro se distanciassem muito do mercado à vista, veríamos gráficos muito díspares entre si. E isso não é o que acontece.

Observemos os gráficos abaixo. O primeiro do Ibovespa e o segundo do contrato futuro do índice com vencimento em fevereiro de 2019.

Ibovespa diário com fechamento em 22/01/2019
INDG19 (contrato futuro de Ibovespa com vencimento em fevereiro de 2019) diário com fechamento em 22/01/2019

No entanto, também existem casos onde as cotações no mercado futuro podem influenciar o mercado à vista. Vou citar um exemplo.

Quando os mercados estão fechados e sai uma notícia de impacto o mercado futuro tende a repercutir primeiro, justamente porque ele abre primeiro aqui no Brasil. Nesse caso, investidores do mercado à vista podem observar o mercado futuro para terem uma noção do impacto da notícia até que o mercado à vista abra. Uma vez aberto, o mercado à vista tende a ditar o ritmo novamente.

Podem existir mais situações que corroborem o fato do mercado à vista influenciar mais o mercado futuro que o contrário. Mas citá-los deixaria esse texto muito extenso. Se tiverem algum outro exemplo que corrobore ou vá contra todo o exposto, fiquem à vontade para publicá-los nos comentários.


Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro e autor de artigos de educação e conhecimento sobre finanças.

www.twitter.com/marcosnonaka twitter logo 35x35

Clique aqui para participar dos grupos sobre finanças no WhatsApp whatsapp logo 40x40 
e no Telegram telegram logo 35x35.

C&F logo chanfrado 35x35Saiba aqui em que acreditamos

Saiba mais sobre este site (Disclaimer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.