Especial: Vale a pena investir em IPOs? Sim, estatísticamente, vale.

Antes da leitura desse artigo, reforçamos que o mesmo reflete apenas a(s) opinião(ões) do(s) autor(es) e que em nenhum momento ela(s) representa(m) uma recomendação de compra, venda ou manutenção em carteira do(s) ativo(s) citado(s) ou mencionado(s). Ao prosseguir com a leitura, você entende e reconhece o(s) risco(s) envolvido(s) no mercado financeiro e que o(s) autor(es) pode(m) estar posicionado(s) no(s) ativo(s). Também afirma que tomou conhecimento e concorda com o nosso Disclaimer, que pode ser acessado aqui.

Perguntaram, em um de meus grupos, sobre o Initial Public Offering (IPO), ou Oferta Pública Inicial em português, da Centauro. Em resposta, independentemente da análise sobre a viabilidade do investimento especificamente nesse IPO da Centauro, fiz uma consideração sobre as estatísticas de retorno serem mais positivas que negativas em IPOs.

Apresento um gráfico do livro Finanças Empresariais de Jonathan Berk e Peter DeMarzo que mostra o retorno de IPOs em diversos países e em diversos períodos ao final do primeiro preço de mercado.

Fonte: BERK, J.; DEMARZO, P. Finanças Empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 781.

Como essa é uma estatística muito testada, em vários países, em diferentes períodos e conjuntos de dados, eu, particularmente, acho ela bastante confiável. Lembrando, porém, que uma estatística não implica em exatidão ou certeza futura apesar de essa ser um ramo das ciências exatas. As estatísticas podem variar com o tempo e de acordo com o conjunto de dados.

O gráfico abaixo, enviado em um de nossos grupos pelo investidor Rodrigo Louzeiro, e retirado do 2017 IPO Report do Harvard Law School Forum on Corporate Governance and Financial Regulation, reforça o que afirmo sobre as médias de retornos obtidas em IPOs serem mais positivas do que negativas.

No caso abaixo, especificamente, observamos o que ocorreu em empresas dos Estados Unidos entre 2000 a 2016.

Portanto, mesmo na dúvida sobre o investimento em um IPO, é mais provável estatísticamente que participando igualmente de todos você obtenha na média um retorno positivo.

Para quem busca tentar potencializar os ganhos ou minimizar as perdas em IPOs, as análises fundamentalistas também são uma alternativa. Contudo, ao utilizar outro método para decidir se entra em um IPO ou não e os valores investidos em cada um, a sua média estatística será diferente. O seu resultado, portanto, poderá ser melhor ou pior que a média histórica dos retornos considerando todos os IPOs.

Nesse caso, o que também irá contar para decidir se você entra e como ou por quê, é a sua aversão ao risco ao se dispor a buscar por um resultado acima da média. Se a sua aversão ao risco for mais elevada do que daqueles que buscam se destacar da média, você pode utilizar a estratégia de participar em todos os IPOs para obter um retorno médio.

No entanto, é preciso considar também que os bancos, responsáveis por lançarem as ações das empresas nas bolsas, sabendo ou entendendo que a procura de investidores por IPOs está elevada, poderão tentar elevar também os preços iniciais das ações. E, percebendo um mercado não tão interessado, poderão ser mais moderados. Esse é um ajuste do próprio mercado.

Concluindo, esse artigo visa apenas alguns esclarecimentos a respeito dos IPOs e não representa uma recomendação do que você, como investidor, deve fazer. As suas escolhas e decisões quanto aos investimentos devem ser sempre pessoais e levando em conta todos os riscos envolvidos. Se não tiver certeza sobre quais são os riscos a que você pode se expor, busque uma orientação de confiança, invista também em conhecimento de mercado financeiro ou, simplesmente, fique de fora.


Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro e autor de artigos de educação e de conhecimento sobre finanças.

www.twitter.com/marcosnonaka twitter logo 35x35

Clique aqui para participar dos grupos sobre finanças no WhatsApp whatsapp logo 40x40 
e no Telegram telegram logo 35x35.

C&F logo chanfrado 35x35Saiba aqui em que acreditamos

Saiba mais sobre este site (Disclaimer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.