Atualização de 18/07/2018: Análise BTCUSD

downloadApós o teste no importante suporte em 5800 USD e na base do triângulo descendente, o BTCUSD reverteu o movimento até os 7000 USD, saindo do canal de baixa (retângulo azul) e fez um pull back de alta a partir do canal. Esse movimento deu força para o rompimento da linha de tendência de baixa (LTB), completando também um forte padrão de reversão ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI).

download (1)

O objetivo traçado para o padrão de reversão OCOI coincide com a resistência em 7800 USD, sendo já respeitada, num primeiro momento, a resistência em 7500 USD.

O que preocupa nesse movimento de reversão é que ele ocorreu muito próximo ao vértice do triângulo descendente e com um volume não muito elevado, o que limita em parte a sua força.

Sendo o objetivo do OCOI atingido, pode ser que tenhamos um movimento de correção antes da continuação do movimento altista.

Atualização de 18/07/2018 após o fechamento às 21h (horário de Brasília):

O BTCUSD fechou com uma estrela cadente e respeitou a resistência em 7500 USD. Isso significa que ele pode não ter força para buscar o objetivo do OCOI antes de uma correção.

A estrela cadente é um padrão de reversão que ocorre após uma tendência de alta prolongada ou após um rápido movimento de alta e precisa de confirmação no candle seguinte. Com uma adaptação para o gráfico do BTCUSD, que não possui leilão de encerramento e de abertura, a confirmação viria num fechamento abaixo da mínima da formação da estrela cadente, de preferência, como ensina Dalton Vieira em seu artigo sobre este padrão (clique aqui para ler).


Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro.

www.twitter.com/marcosnonaka twitter logo 35x35

Clique aqui para participar dos grupos sobre finanças no WhatsApp whatsapp logo 40x40 e no Telegram telegram logo 35x35.

C&F logo chanfrado 35x35Saiba aqui em que acreditamos
Saiba mais sobre este site (Disclaimer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.