Análise do BTCUSD de 08/02/2019: Padrão de Cunha

O BTCUSD (bitcoin/dólar) pode estar formando nos últimos dias um padrão gráfico conhecido como Cunha com implicações altistas. A Cunha é um padrão parecido com o Triângulo Simétrico, porém, seu vértice pode estar apontado para cima (Cunha de Alta) ou para baixo (Cunha de Baixa).

No caso do comportamento do BTCUSD, podemos ver que após o grande movimento de queda, que se estendeu entre novembro e dezembro, foi iniciado um movimento de alta que foi interrompido pela formação da Cunha de Baixa.

Apesar do nome Cunha de Baixa, essa cunha pode ter implicações altistas com o prosseguimento do movimento de alta anterior a formação. E, se já tiver feito o seu fundo, a projeção do movimento de alta se encontrará próximo de 4150 USD, devido a diferença entre o topo do padrão.

É possível perceber que o volume foi caindo com a formação da figura e agora está havendo o rompimento com elevação do volume de negociação. O que é desejado para que haja a confirmação.

O que pode fazer com que essa formação falhe ou não tenha muita força é que o rompimento já está se aproximando muito do vértice. Quando o ideal é que ele ocorra após percorridos dois terços do comprimento da cunha.

Referências: https://www.investimentonabolsa.com/2014/10/figuras-analise-grafica-cunhas.html


Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro e autor de artigos de educação e conhecimento sobre finanças.

www.twitter.com/marcosnonaka twitter logo 35x35

Clique aqui para participar dos grupos sobre finanças no WhatsApp whatsapp logo 40x40 e no Telegram telegram logo 35x35.

C&F logo chanfrado 35x35Saiba aqui em que acreditamos

Saiba mais sobre este site (Disclaimer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.